Após três anos sem acontecer, o HQPB retornou aos calendários dos amantes de cultura pop da Paraíba. Nos dias 9 e 10 setembro, milhares de fãs puderam se reunir no Espaço Cultural José Lins do Rego para curtir as programações do evento nerd.
Painéis com palestras, lojas geeks, concursos de KPop, desfile de cosplays, área para jogos eletrônicos e jogos de tabuleiro e um espaço dedicado para artistas poderem mostrar e vender seus trabalhos fizeram parte da edição de 2023 do HQPB.
Na tarde de sábado, o Espaço Cultural já se encontrava lotado de pessoas. Grande parte ficou concentrada nas proximidades do palco, onde estava acontecendo o KPop Contest, com as apresentações de dança individuais e em duplas dos fãs do pop coreano.
Em paralelo ao concurso de dança, ao lado do palco, acontecia a transmissão do Campeonato Brasileiro de League of Legends. A final do 2º split do CBLOL 2023 foi assistida por muitos torcedores do e-sport, que puderam acompanhar em grupo a vitória da LOUD por 3 a 1 contra a paiN graças a um telão que exibia a partida.
Acompanhar o CBLOL dentro do HQPB foi um dos motivos que levaram os amigos Alefe Pereira e Marcelo Augusto a comparecerem ao evento. “Bom, eu vim aqui mais para andar mesmo e de tarde, como já ia ter a transmissão, eu ia ficar. Se não eu ia ficar em casa, assistindo a final de lá.” comentou Alefe, e Marcelo completou: “É, tem um artista que eu queria conhecer muito, um quadrinista, Gabriel Dantas. Aí eu vim primeiro para aproveitar, conhecer ele de manhã e à tarde só para assistir mesmo a final do LOL.”
Para Alefe, a experiência coletiva valeu a pena: “Eu acho que tá sendo muito boa, porque dá para interagir com as pessoas, brincar, zoar”. Marcelo também ressaltou um problema que aconteceu por conta da proximidade entre os espaços dos concursos de dança e da transmissão do CBLOL: “Eu gostei, mas por exemplo, achei um pouco confuso, de ter muito barulho ao mesmo tempo. A música do KPop muito alta aqui do lado e a gente tentando assistir a transmissão, isso atrapalhou um pouco. Mas, no geral, tá muito bom. Até porque, é gratuito, tanto a entrada do HQPB, quanto para assistir o evento.”
Cosplays
Sempre presentes nas convenções nerds, os cosplayers não deixaram de comparecer ao HQPB 2023. Por todas as áreas do evento era possível encontrar pessoas caracterizadas dos mais diversos personagens da cultura pop.
A participação dos cosplayers enriquecia os ambientes e alegrava quem podia reconhecer seu personagem favorito dos quadrinhos, filmes, séries e games circulando pelo evento.
Essa alegria foi sentida por Juliana Chianca e Islan Chianca, cosplayers que estavam vestidos como personagens do mangá/anime Attack on Titan: “Ah, é muito legal. É muito legal você tá vestida de um personagem que você gosta, e ver as pessoas reconhecendo isso, é sem palavras, não dá pra descrever a sensação, é massa.” disse Juliana.
Islan e Juliana contaram que era a primeira vez de ambos participando do HQPB: “É a terceira vez fazendo esse cosplay, só que agora ele está bem mais melhorado. A gente começou aos poucos e foi acrescentando as peças até chegar hoje.” comentou a cosplayer. Islan complementou: “Que antes de vir pro HQ, a gente tinha ido há dois outros eventos. Cada evento que a gente vem, a gente coloca outra peça nova e melhora.”
Artist’s Alley
Sem dúvidas, uma das áreas mais especiais do evento foi o Artist’s Alley. O espaço destinado aos artistas permitiu que o público pudesse conhecer e comprar obras de diversos quadrinistas, ilustradores, escultores e artesãos que estavam presentes e expondo seus trabalhos.
Foram convidados para estarem no Artist’s Alley desta edição do HQPB, os paraibanos Paulo Moreira, reconhecido nacionalmente por suas tirinhas, quadrinhos e ilustrações, e Mike Deodato Jr., que ficou mundialmente famoso com os trabalhos que fez como desenhista para as duas principais editoras de quadrinhos dos Estados Unidos, Marvel e DC Comics.
Muitos artistas tiveram o HQPB 2023 como a primeira experiência no Artist’s Alley, como compartilhou a artista multipotencial Vitória Azevedo: “Já vim várias vezes como visitante. É a primeira vez que tô participando do Artist ‘s Alley”. Para ela, o contato com o público é muito importante: “É gigante! Eu vejo assim: esse tipo de evento a gente explode a bolha da rede social. Então, muita gente me conhece a partir dos eventos. É importante até mesmo a troca que você tem com o pessoal que tá chegando. Você percebe que o público gosta. Você percebe nos elogios que você recebe.”
Para o artesão Marcílio Roballo, o HQPB também marcou sua estreia como artista participante: “É a primeira vez que tô participando de uma feira em minha vida e do HQPB também, vai ser minha primeira experiência em uma feira”.
O artesão também contou o que estava sentindo da primeira experiência: “Tô achando muito interessante, é muito legal. Uma oportunidade maravilhosa de expor meu trabalho e para que as pessoas conheçam o mundo do biscuit, sabe, é uma massa plástica, é uma terapia maravilhosa trabalhar com isso e é muito bom”.
Oi! Eu sou jornalista formado na Universidade Federal da Paraíba e, desde criança, um apaixonado por cultura pop, literatura fantástica e história. Durante a graduação, obtive experiência como repórter e produtor na TV UFPB e também estive envolvido na elaboração, produção e apresentação de inúmeros podcasts. Ultimamente venho me reconectando com a magia do RPG e criando anseios de escrever minhas próprias aventuras.