O cardgame Poranduba – Cartas de Cultura abriu nesta segunda-feira (7) campanha para financiamento coletivo no Catarse. O projeto busca arrecadar R$ 30.000 para a produção dos baralhos e outros itens colecionáveis presentes na iniciativa.
Tendo a cultura popular brasileira como inspiração para o cardgame, as Cartas de Cultura possuirão três modos de jogo, com a possibilidade de partidas individuais ou em grupo de até quatro jogadores.
Cada baralho contará com 55 cartas únicas, com diferentes funcionalidades para o jogo e ilustradas por personagens e elementos famosos da cultura brasileira, como o Saci-pererê, a Mula sem cabeça, e até mesmo o ninho de Mafagafos.
O projeto foi idealizado pelo jornalista e pesquisador especializado em cultura popular brasileira, Andriolli Costa, também reconhecido por conta do trabalho que desenvolve no Colecionador de Sacis desde 2015, e pelo ilustrador com mais de 30 anos de carreira, André Vazzios, que assume a direção de arte do Poranduba – Cartas de Cultura.
A iniciativa contou com a participação de 27 ilustradores, de 13 estados diferentes do Brasil. Para além das cartas, diferentes níveis de apoio ao projeto garantem outras recompensas, como moeda para o jogo exclusiva, pôster, aquarelas originais e minicursos.
Como jogar Poranduba:
Um site e uma versão digital do jogo já estão em planejamento. Para apoiar Poranduba – Cartas de Cultura e conhecer mais sobre o cardgame, basta clicar aqui. A campanha tem previsão de encerramento para o dia 21 de setembro de 2023.
Oi! Eu sou jornalista formado na Universidade Federal da Paraíba e, desde criança, um apaixonado por cultura pop, literatura fantástica e história. Durante a graduação, obtive experiência como repórter e produtor na TV UFPB e também estive envolvido na elaboração, produção e apresentação de inúmeros podcasts. Ultimamente venho me reconectando com a magia do RPG e criando anseios de escrever minhas próprias aventuras.